Cursos

DIREITO DO CONSUMIDOR: COMO EVITAR O PASSIVO CONSUMERISTA?

Empresas como consumidoras, aspectos legais e as principais sanções no caso de descumprimento da Lei.

EMENTA

O curso tem como objetivo tratar da caracterização da relação de consumo, diante dos conceitos de fornecedor e consumidor; explicitar a responsabilidade do fornecedor sobre o fato e o vício dos produtos ou serviços; elucidar os procedimentos na esfera judicial para tutela dos interesses dos fornecedores face o direito dos consumidores; apresentar os possíveis procedimentos administrativos a serem instaurados pelo Procon e pelas promotorias de defesa do consumidor. Os riscos de cada fase, bem como as sanções em caso de descumprimento da legislação consumerista também serão apresentadas.

PRINCIPAIS TEMÁTICAS ABORDADAS

  • Sobre o conceito de Consumidor: definição de destinatário final e enquadramento da pessoa jurídica.
  • Sobre o conceito de Fornecedor.
  • Tipos de Vulnerabilidade.
  • Noções de Direitos Básicos do consumidor.
  • Responsabilidade Civil no Código de Defesa do Consumidor.
  • Noções sobre as práticas de Oferta e Publicidade.
  • Prescrição e Decadência do Direito do Consumidor.
  • Garantias Legal e Contratual.
  • Entendendo o Marco Civil da Internet.
  • Práticas Abusivas nas relações de consumo.
  • Visão geral sobre os Órgãos de Fiscalização.
  • Processo Administrativo – Formas de início, Prazos de Defesa, Recursos e Sanções.

PÚBLICO

Empresários, gestores, colaboradores da área de recursos humanos e demais profissionais envolvidos com a temática.

 

 

Converse conosco sobre os cursos
que a OMB oferece para a sua empresa!
Solicite uma visita.

55 31 3311 0600  |  Rua Bernardo Guimarães, 306, Funcionários, CEP 30140-080, Belo Horizonte - Minas Gerais | Brasil
Copyright© 2018  |  OLIVEIRA MARQUES BENFICA ADVOCACIA.  Todos os direitos reservados.